terça-feira, 21 de junho de 2011

Tudo o que você queria saber sobre: Drenagem Linfática

Drenagem Linfática Corporal

Drenagem Linfática Facial

O método de drenagem linfática foi desenvolvido, na década de 30, pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder e sua esposa. Vodder criou essa técnica com o objetivo de tratar afecções das vias respiratórias superiores, tais como sinusite, rinite, etc. Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios do pescoço alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de melhora. 


A drenagem linfática consiste em uma massagem manual ou por aparelhos, com ou sem creme, que, com movimentos suaves e precisos, estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, ajudando a coletar a linfa (excesso de líquido + toxinas) e a direcionando para que seja posteriormente eliminada. Colabora também com a oxigenação da pele, a regeneração dos tecidos, a melhora do sistema imunológico e a ação antiinflamatória do organismo, além de ser relaxante e tranqüilizante.


Quando feita no rosto, tem o objetivo de eliminar marcas de expressão, de combater as manchas e a acne e de descongestionar os seios peri nasais, o que ajuda no combate à sinusite. Após uma sessão, é comum o nariz escorrer com mais frequência.


No corpo, combate à retenção de líquidos (inchaços, edemas, etc.) e ajuda na prevenção da flacidez, da celulite e da gordura localizada. Após uma sessão, é comum sentir vontade de urinar e de defecar com mais freqüência, sinal que a drenagem linfática foi bem feita, pois estimulou o funcionamento dos rins e do sistema digestivo.


Durante a gravidez, devido ao aumento significativo do volume de água no corpo da mulher, este método pode ser de muita ajuda para a gestante. Após uma cirurgia plástica, como a lipoaspiração, a drenagem também é interessante devido ao corpo reter mais líquidos do que o necessário.
Como a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo relativamente lento precisa ser respeitado, para fazer a drenagem linfática, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto ou que deixem hematomas. Aliás, se muito vigorosa, ela pode causar danos aos vasos linfáticos, o que pode piorar o seu problema.


Apesar de ajudar bastante, não se deve acreditar quando disserem que a drenagem linfática pode combater os nódulos celulíticos e as porções de gordura localizada. Quem pode cumprir melhor estas funções é massagem modeladora, que é executada com mais pressão, podendo ser dolorida e deixar o corpo com hematomas. 


A celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarreta a má oxigenação dos tecidos, formando nódulos. A drenagem atua na prevenção da celulite, pois elimina a retenção de líquidos.
Assim como no caso da celulite, a drenagem não atua diretamente na queima de gordura, mas ativa o metabolismo e diminui a retenção de líquidos, o que favorece o processo.


No caso da flacidez, a drenagem não combate aquela já existente, mas pode contribuir na sua prevenção, já que facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação.


Especialistas recomendam um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas, na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço e no funcionamento do aparelho digestivo e urinário.
É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.


Preço da sessão: De R$35,00 a R$100,00


Para quem quiser entender melhor sobre o assunto, há uma sequência de vídeos bem didática no youtube:









Qualquer dúvida, deixem uma mensagem! ;)

Mas e aí, vocês já fizeram drenagem linfática? Compartilhem suas experiências com a gente!

Beijão,
Teca

14 comentários:

  1. Drenagem linfática vicia...rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Aff, pena que é mto caro, nem todos podemos ter acesso.

    ResponderExcluir
  3. Oiii, td bem?
    tenho problemas de circulação, e meu médico me indicou a drenagem para ajudar no tratamento!.

    resultado: viciei! agora faço toda semana! hihi

    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse método ;D Pena que é um procedimento caro, muitas vezes :) Maaas, não podemos esquecer desses sites de compras coletivas *-* Vieram para salvar nossas vidas. Tem cada pacote bacanérrimo *-*

    http://belezapuraonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. amei seu post
    bem explicado to loka pra fazer bezosssss

    ResponderExcluir
  6. Eu já fiz dois pacotes, o primeiro eu adorei o resultado, não sei se é porque estava firme na academia, toda malhada, pude correr na praia de biquini.

    Já a segunda vez fui quando ganhei bb e não vi resultado algum, mais ainda assim só o prazer de ser sofada feito massa de pão e relaxar valeu a pena.

    Beijinhus
    Nai

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra fazer nas férias, Teca. Depois dessa foto que vc postou, minha vontade aumentou mais ainda.

    ResponderExcluir
  8. TEca,

    Sempre ouço maravilhas, mas nunca fiz...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu já fiz algumas drenagens. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  10. Oi Teca. Eu fiz drenagem uma vez por semana, durante quase um ano. Foi o verão mais sem elulite da minha vida!!!! A drenagem manual super funciona, mas tem que ser uma rotina.
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OI teca ,morro de vontade de fazer mas o povo por aki mete a mão nos preços.Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  12. Oi Teca!

    Tinha vontade de fazer, mas não acreditava muito nos resultados... E não sabia sequer que podia ser feita no rosto. Adorei as dicas!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  13. Ai incrível neh, depois daquela viagem de avião, depois de uma semana super cansativa, faz toda diferença no corpo.

    Biejos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Teca, bom dia!!!
    Q saudades d vc!!! Amei o post!!! Como sempre vc arrasa!!!
    Bjuxx, :-)

    ResponderExcluir

Dúvidas? Opiniões? Sugestões?

Tradutor

Pesquise Aqui

Siga o Blog

Facebook

Twitter

Link - Me


Total de Visualizações

Tecnologia do Blogger.